Meu recanto, meu canto

"A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO" (ALBERT  EINSTEIN)

Textos

MOVIMENTO
(PRP01)
 Braços abertos, olhar panorâmico, estático movimento, Cristo. Aproxima-se e some com o movimento de sentimentos de concreto e borracha, lata e ferro, rodas- asfalto e no alto vigia tudo sem distinção de raça, e ou, cor sem presunção ou condição de status, com magnificência, sem violência e infinita benevolência. O verde respira verdade e o faz grande e único. Ele. O Cristo de braços abertos no pedestal secreto, rochoso relevo dos deuses e suas entranhas de concreto de espírito de um só Deus, sem aureola feito de pedra. Pedra é Ele. Não rola. É movimento, é espírito. Não, ao delito. - A cúpula da Igreja de Santa Terezinha, abaixo, acanhada e bela some entre as copas dos ciprestes. Viadutos e movimento. Som some, vem e vai ao ouvido, ruído, alarido sem sentido e vejo se distanciar, Ele, o Cristo. É o movimento. Intenso e tenso. Penso. Por baixo do viaduto passo e mais: barulho mais intenso. É o movimento. Letras brancas, que, rápidas leio: "Gentileza gera gentileza". Em movimento repenso e chego a um consenso da frase deixada pelo poeta, que vive na cidade; o movimento nos proporciona ver o trajeto das marcas do poeta andarilho, um Cristo de vestes e madeixas brancas na terra, nosso tempo, propagador da delicadeza, de seu movimento que, lento e calmo deixou o rastro do seu movimento e do seu protesto lento  em desenvolvimento nas duras pedras do viaduto, reduto... Sentimento de poeta louco-lúcido, como poucos. Passa a árvore, passa o mendigo, passa a enseada, pálida, em disparada, passa o vento mais intenso, velocidade extrema interna da alma, perimetral cumprida; apita o guarda e o som do apito some no movimento desatento ao tempo que migra rápido e morre lento sem discernimento, sem tempo porque o tempo é movimento do momento às soluções baratas e inesperadas de um dia que corre sem sombras de amor e de vida, apenas réstias do caminho percorrido nas sinuosas vias de Botafogo e Flamengo, com uma réstia azul de horizonte próximo, com o ar de um dever cumprido ou um início de mais uma etapa do dia que, inesperadamente, se choca contra a placa irônica de apenas 60 km por hora e o tédio do barulho dos carros e buzinas fazem transpirar os poros do mortal que a beira do caminho se desculpa com o guarda sem ao menos um triângulo para sinalizar. Azar. Parado momento no movimento. Congestionamento. Que fazer? – Olha a sua direita e aos céus e esquece-se do guarda e o barulho some lento no momento. E o movimento? – Cadê? – o quê vê? – Apenas uma visão  de braços abertos fixa, de um sentimento singular e onipotente;  ignora o momento do movimento em andamento, à tortura momentânea da burocracia, na enseada de Botafogo à beira da avenida. Estático e translúcido no pensamento do mortal,  Ele - o Cristo de pedra lhe dá alento e vigília, no instante do tempo em movimento do desatento, daquele momento no movimento.
edidanesi
Enviado por edidanesi em 12/04/2012
Alterado em 27/09/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras